segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Reforço ao ensino presencial através do ambiente "MOODLE"

Atualmente, com o aperfeiçoamento dos microcomputadores e o surgimento da internet, vieram grandes avanços tecnológicos que exigem dos indivíduos a necessidade de atualizarem seus conhecimentos e a Educação à Distância (EAD), surgiu como grande parceiro, principalmente para o desenvolvimento de Softwares Educacionais. O MOODLE (Modular Object Oriented Distance Learning) é tido como um dos maiores parceiros da Educação à Distância, é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC), ou seja, “um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades online em ambientes virtuais destinados a aprendizagem” (DOUGIAMAS, 2002). Esse sistema foi criado em 2001, pelo Australiano Martin Dougiamas, sendo atualmente utilizado por mais 80 países, e disponível para mais de 40 idiomas. A plataforma Moodle é baseada no paradigma de software livre, ou seja, pode ser adquirida gratuitamente e novos módulos poderão ser desenvolvidos e inseridos na plataforma.

Em termos simples, essa ferramenta dá suporte ao professor para que ele possa criar e monitorar um curso baseado em um sítio web, oferecendo também ferramentas de avaliação, de comunicação síncrona e assíncrona que visam à interação online/off-line entre alunos-aluno e alunos-tutores. Sobre esta visão, quanto mais interação houver entre o docente e o discente, por exemplo, através das atividades que estão disponíveis no Moodle, como: Fóruns de dúvidas, chats, pesquisas de opinião, proporcionarão uma maior possibilidade na melhoria do ensino. Para a participação do aluno no ambiente, o Moodle permite três níveis de participação: Administrador, Tutor e Aluno.

Como o Moodle é uma forte ferramenta virtual de aprendizagem, apresenta vários recursos para serem utilizados em um curso à distância. Podemos destacar algumas das princípais ferramentas das atividades utilizadas:

  • Fórum de discussão – considerado como ponte na construção do conhecimento entre o professor-autor e o aluno;
  • Chats ou bate-papo – atividade síncrona em que os alunos, os monitores e os professores-tutores estabelecem uma comunicação por escrito, online e permite uma maior interação entre os mesmos;
  • Glossário – permite que todos os alunos criem uma lista, sendo uma espécie de dicionário com várias definições de assuntos diversos;
  • Pesquisas de opinião – serve para fazer pesquisas de opinião rápida, para estimular a reflexão sobre um tópico;
  • Questionários – instrumento de composição de questões e de configurações de questionários;
  • Adicionar material – disponibilizar material relacionado ao curso: apostilas, livros, artigos.

Portanto, apesar de o ensino ter várias ferramentas viáveis para o seu melhoramento, é de bastante importância o uso do Moodle como reforço ao ensino presencial, pois, se mostra uma ferramenta completa para o ensino à distância.


Por: Jemylee Sá.

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